Blog

Blog

Instituto Mãe: 4 dicas de beleza para elevar a autoestima das novas mamães

10 de maio de 2018 |
Instituto Mãe

Especial Dia das Mães: 4 dicas simples de beleza para elevar a autoestima das novas mamães.

 

Instituto Mãe:  Ao mesmo tempo que ser mãe é maravilhoso, pode ser também bastante exaustivo. Desde de cuidar do seu bebê até tratar da lavanderia, mãe (e pai) acumulam múltiplas tarefas ao mesmo tempo, sem esquecer de mencionar as noites mal dormidas após a chegada do bebê.

Cuidar de um recém-nascido requer muito amor e atenção, e o difícil mesmo é conseguir ter tempo para cuidar de si mesma. Pensando nisso, e aproveitando que o Dia das Mães está chegando preparamos aqui algumas dicas rápidas de beleza, que poderão ser inseridas em seu dia-a-dia, enquanto dedica alguns minutinhos para você. Nutrindo, assim, seu amor próprio e melhorando sua autoestima, muitas vezes abalada com as drásticas mudanças causadas pela maternidade.

Vamos, então, às dicas:

 

  1. Beba bastante água
    Essa é uma dica de beleza simples e essencial para o seu bem-estar. Apesar de todos já saberem sua importância, são poucos que conseguem colocá-la em prática. Lembre-se de tomar de 8 a 10 copos de água diários, o equivalente a 2 litros de água por dia. Benefícios:

 

  • Reduz o cansaço

A maioria das mães afirma sentir uma sensação de cansaço constante, devido às poucas horas de sono, juntamente com todas as atividades e responsabilidades que envolvem a criação de um filho (a). No entanto, a falta de consumo de água no organismo pode ser também um importante fator contribuinte para a sensação de cansaço. Além de a água ajudar a eliminar as toxinas do corpo, auxilia também o melhor funcionamento do coração. Caso haja pouca água no organismo, o coração é obrigado a trabalhar mais para bombear sangue com oxigênio para as células e principais órgãos, aumentando assim a sensação de cansaço.

 

  • Melhora o humor
    Muitas vezes não conseguimos pensar direito porque nosso cérebro está desidratado. Lembre-se de tomar bastante água, para manter-se alerta, e mais descansada mentalmente. O que irá ajudá-la a tornar-se mais paciente com seu filho (a), e enfrentar os altos e baixos da maternidade com mais otimismo.

 

  • Ajuda a perder peso
    Além de ajudar a eliminar as impurezas do organismo, reduz o inchaço causado pela retenção de líquidos, e também contribui para diminuir a fome, ao proporcionar maior sensação de saciedade. Pelo fato também de não ter calorias, a água torna-se uma ótima alternativa aos sucos industrializados, que contêm alto teor de açúcar, e bebidas alcóolicas altamente calóricas.

 

  1. Cuide da aparência

Sim, o seu corpo mudou. Durante nove meses, ele passou por enormes transformações. Agora, que o (a) pequeno (a) já está em seus braços, você quer voltar à forma física anterior a gravidez de uma hora para outra?! O seu corpo físico precisa de tempo para se adaptar a nova realidade, às novas medidas. É importante aceitar sua nova forma física, pelo menos temporariamente, e ir alcançando novas metas aos poucos. Sentir-se bem por fora irá ajudá-la a sentir-se bem por dentro, além de mais autoconfiante.

 

  • Separe suas roupas. Quando tiver um tempinho, e a criança estiver dormindo, no berçário ou na escola, que tal dar uma arrumada em seu guarda-roupa, separar as roupas da gravidez, e colocar como meta voltar a usar as roupas anteriores a gravidez, gradativamente?

Deixe em mais fácil alcance as roupas que costuma usar com mais frequência e as suas peças favoritas. O importante é separar suas roupas, deixando tudo mais fácil de ser encontrado na hora que precisar, já que agora o mais importante é saber otimizar seu tempo.

  • Lave o rosto com água fria 3 vezes ao dia. A água fria irá estimular a circulação sanguínea e também hidratar a pele por fora. Além de limpar as impurezas.
  • Utilize cremes e óleos hidratantes para o rosto e também para o corpo, de acordo com seu tipo de pele, para evitar o ressecamento, muito comum pós-parto. Prefira também cremes hidratantes naturais e orgânicos para aplicar em volta dos olhos para reduzir as olheiras e o inchaço das pálpebras.
  • Introduza a maquiagem de 5 minutos: é importante se sentir bonita e energizada quando se olhar no espelho. Escolha uma base ou BB cream fluído e leve, um batom e destaque os cílios – um três em um que faz milagres por uma aparência mais descansada. Na correria de uma make rápida, caso perceba alguma mancha de maquiagem, não se desespere: confira aqui como tirar mancha de base da roupa.
  1. Cuide da Alimentação
    Descuidar-se da alimentação é muito fácil, principalmente quando temos uma rotina agitada. Quando a fome aperta, acabamos atacando a primeira coisa que vemos pela frente, e é claro, raramente vemos uma maçã, mas geralmente um chocolate ou um pacote de bolachas, né?! Para evitar que isso aconteça, prepare as refeições saudáveis com antecedência. Procure descascar mais e desembrulhar menos. Prefira alimentos naturais e se possível orgânicos para você e sua família. Evite deixar à mostra doces e demais guloseimas, para não cair em tentação.
  2. Cuide da Autoestima
    Além de reservar um tempinho para cuidar da sua saúde, procure manter a prática de um hobby, dedique-se a alguma atividade que lhe traz prazer e alegria. Pratique exercícios físicos. Matricule-se em uma academia. Compartilhe a guarda do bebê com seu parceiro e familiares, para que possa dedicar a você pelo menos algumas horinhas na semana.

    Cuidar de um recém-nascido sozinha pode causar bastante insegurança, principalmente às mamães de primeira viagem. Por isso, trabalhar a autoconfiança, o amor próprio e autoestima são primordiais para uma maternidade mais saudável e prazerosa.

Valorize-se, cuide-se, ame-se. Procure realizar tarefas que lhe façam bem regularmente. Afinal, você merece. Que tal começar já pondo em prática essas dicas nesse Dia das Mães?

 

 

Categorias:
Coisas de mãe