Blog

Blog

Crianças podem se beneficiar do Hatha Yoga?

09 de fevereiro de 2018 |
Instituto Mãe

Instituto Mãe: Crianças podem se beneficiar do Hatha Yoga? por Maria Drummond Gruppi, @pontoomega

 

Instituto Mãe: Para o Ponto Omega – Centro de Cuidados Infantis Bilíngue, a resposta dessa pergunta do título é sim! Para quem não conhece, a Hatha Yoga envolve a prática de posturas físicas conhecidas por ásanas, compostas por táticas respiratórias especiais, às quais são chamadas de prayamas e, como é uma técnica que surgiu há milênios, na Índia, possui um significado especial, como simbologias, sons, gestos e posturas muito especiais.

Como as crianças são, normalmente, muito ligadas à natureza, ao praticarem a Hatha Yoga, em primeiro lugar, sentem-se felizes e motivadas. Até porque as posturas imitam os animais e os elementos da natureza. Elefantinho, leão, folha dobrada, peixe, estrela, cegonha são algumas das posições ensinadas aos alunos a partir dos 2 anos de idade. “Durante os exercícios, levamos os pequenos a se lembrarem da qualidade de cada animal ou elemento da natureza e trazer essa lembrança para seu próprio movimento.

Esses exercícios  adaptados a rotina dos alunos, possibilita uma maior consciência corporal e esses movimentos ativam o fluxo de energia vital em todo o corpo. Quer mais um ponto positivo?  A prática proporciona nos pequenos um estado mental mais equilibrado. Além disso, apoiando-nos no lúdico e apresentamos, às crianças os princípios e as posturas dessa técnica, nos socorrendo de ferramentas como músicas, brincadeiras e atividades em grupo. Assim, procuramos promover a concentração, o sentimento de pertencimento, a saúde física, mental e emocional dos alunos.

 

 

 

Categorias:
Coisas de mãe