Blog

Blog

Mamadeira, chupeta e sucção de dedo causam problemas .

08 de junho de 2018 |
Instituto Mãe

 

Mamadeira, chupeta e sucção de dedo causam problemas por

@alessandraamaralfga

Quando o bebê é alimentado com um bico de mamadeira convencional (sem ser ortodôntico) e\ou com um furo aumentado, há um menor número de sucções, deixando de acontecer a devida estimulação dos músculos e ossos, podendo ocorrer alterações nas arcadas dentárias, flacidez muscular facial\oral e incoordenação na movimentação dos órgãos fonoarticulatórios. Todas essas alterações contribuem para o surgimento de dificuldades na fala.

A sucção deficitária faz com a criança não faça esforço suficiente para uma boa exercitação da musculatura, deglutindo com maior rapidez, o que pode provocar engasgos frequentes.

Quando a amamentação pela mamadeira com bico comum está instalada, abre-se um precedente para que a criança comece a sugar o dedo, já que, com a mamadeira, não é preciso fazer esforço e sua fome é saciada mais rapidamente.

A sucção digital (via dedo)prejudica o posicionamento da língua, deformando a arcada dentária e alterando a fala da criança. É aconselhável, nesse caso, a insistência na amamentação natural e no uso da chupeta, já que o dedo faz parte do corpo humano e a retirada ou o abandono é bem mais complicado.

Em relação à chupeta, se ela funcionar apenas para acalmar o bebê e proporcionar prazer, não há grandes riscos, já que o bebê a sugará por um determinado tempo e depois a abandonará, quando sua necessidade for satisfeita.

Entretanto, se os pais insistirem em oferecer a chupeta, esta virará um hábito vicioso. Em se tornando um hábito, a chupeta não tem função nenhuma exceto a de atrapalhar o crescimento correto ósseo e muscular, além de poder atrasar o desenvolvimento da fala infantil.

Categorias:
Coisas de mãe