Atendimento (11) 9.4369-1112 contato@institutomae.com
Blog

Blog

Férias mode On – Viagens para gestantes!

02 de janeiro de 2018 |
Instituto Mãe

Instituto Mãe: Viagens para gestantes por Nilce Nitta, @nini_br

Instituto Mãe: A palavra “grávida” sempre parece ser sinônimo de restrição, proibição, cuidado… claro que, com viagens, não aparenta ser diferente.

Mas, grávida pode viajar sim! Claro que primeiramente a gestação precisa estar se desenvolvendo bem e o aval do médico é fundamental.

Além disso, é preciso verificar se o destino escolhido é adequado. Por exemplo, alguns locais não são recomendados devido a presença do zika vírus e riscos de outras doenças endêmicas. Evitar destinos exóticos e com costumes muito diferentes também não é indicado. A alimentação e higiene nesses locais devem ser avaliados e, passar mal, ter uma intoxicação alimentar nesses casos pode ser bem perigoso.

Destinos de aventura, locais muito quentes e badalados também devem ficar fora dos planos… o inchaço nas pernas, o risco de uma torção no pé ou queda, filas e lugares com muita gente podem virar um pesadelo e atrapalhar a viagem.

Atenção especial às restrições, como no caso de viagens aéreas, o limite para embarque é de até 30 semanas; para cruzeiros, a idade gestacional permitida é de 21 semanas.

Algumas sugestões de destinos são lugares frios (o inchaço não será um problema), resorts e spas, parques aquáticos e piscinas (se o casal tiver outros filhos, a diversão é garantida) e roteiros gastronômicos são boas pedidas.

É importante lembrar que a gestante deverá manter um ritmo de viagem mais tranquilo, não andar por muito tempo e ficar muito em pé. Pausas para descansar, beber água e se alimentar também devem ser respeitadas.

Então, gestante, use roupas e sapatos confortáveis, meia elástica e… boa viagem! Curta o passeio e a família antes do bebê chegar!

Categorias:
Coisas de mãe