Blog

Blog

Instituto Mãe: Falar bem só traz benefícios.

30 de março de 2018 |
Instituto Mãe

Instituto Mãe: Falar bem só traz benefícios! por Alessandra Amaral, @alessandraamaralfono

Instituto Mãe: Para que as crianças possam adquirir e desenvolver a linguagem oral são necessários diversos aspectos que estão presentes desde a amamentação.

Todas as crianças passam por um ciclo denominado de período de aquisição da linguagem. Esse ciclo inicia-se por volta de um ano e meio e encerra-se por volta dos cinco anos. É neste período que a criança recebe os mais diversos estímulos para adquirir sua fala esse tornar uma falante.

A linguagem obedece uma hierarquia, já que as crianças aprendem a falar, geralmente,  dos sons mais fáceis para os mais complexos. Isso se explica devido ao desenvolvimento global da criança no período dessa aquisição de linguagem.

Desta maneira, pode ser considerado normal as mesmas não pronunciarem determinados sons em idades diferentes. Mas também, elas podem não apresentarem determinados sons e isso ser um atraso no desenvolvimento da fala.

Durante o processo de aquisição de linguagem, é sempre muito importante estimular a fala da criança, conversando bastante, não “alimentando” uma fala errada ou infantilizada para aquela idade, colocando-a na escola para uma interação diária com outras crianças, apresentando a maneira correta da fala das palavras, lendo, tornando a música presente em suas vidas, entre outras ações ideais.

 

Categorias:
Coisas de mãe