Atendimento (11) 9.4369-1112 contato@institutomae.com
Blog

Blog

Instituto Mãe: Exterogestação – Vida fora do ventre

09 de agosto de 2017 |
Instituto Mãe

por Ana Lu, @kanguluwrapsling

 

Instituto Mãe: Considera-se os 9 meses de gestação mais 3 após o nascimento do bebê, como fundamentais para seu desenvolvimento, criação de laços, imunidade, percepção do mundo e seu habitat.

Extrogestação é o período de adaptação do bebê com o meio externo. Os 3 primeiros meses de vida de um bebê são os mais importantes em cuidados e para o desenvolvimento psico afetivo e motor.

Os Bebês nascem com a capacidade de se adaptar rapidamente as novas situações, por suas necessidades básicas, como sugar para se alimentar e já mamar nos primeiros minutos da vida.
Porém, eles são dependentes de suas mães para tudo, higiene, sono, alimentação.

Acompanhar o desenvolvimento do bebê com um um olhar observador, aprender com ele qual é a melhor forma de cuidar e respeitar as necessidades conforme seu amadurecimento, é um método que te ajuda a reagir de forma natural e instintiva.

Os bebês precisam aprender tantas coisas juntas, que qualquer sintoma diferente, reagem com o choro.
Pois é, os bebês só choram.

Com o passar dos dias, e de tanto ouvir o choro, aprendemos a diferenciar os tipos, choro de fome, choro de gases, choro de fralda suja, choro de sono… coisa que só quem é mãe aprende da noite para o dia.

Não se deve ignorar o choro para que o bebê “aprenda”, eles devem ser atendidos quando choram, pois isso dá segurança e acolhimento ao bebê.

O colo da mamãe sempre é o melhor lugar para ele se acalmar, para dormir… são tantas mudanças em pouco tempo, sono, cólicas, ambientes diferentes, frio, calor.

Dar colo para o bebê através de um wrapsling é a forma mais suave de fazer a transição entre o nascimento e seu crescimento.

O bebê junto da mãe entende que as mudanças são como um processo natural e envolvido com muito amor e segurança.

Ele se sente acolhido, como no útero materno, encaixadinho, quentinho, seguro, recebendo estímulos e reagindo aos sons que você faz, seu calor, seu movimento…isso acalma seu bebê e melhora muito a qualidade do sono.

Enquanto ele recebe carinho, beijos na cabeça, abraços espontâneos, ele pode dormir no peito da mamãe e ter esse momento só para eles.

A Exterogestação envolve essas lindas e intensas vivências entre mãe e filho após o nascimento.

O bebê desta forma, continua a se desenvolver mais rapidamente após o parto, como fazem os cangurus, que levam seus filhotes em suas bolsas até que eles estejam “maduros” e prontos para o mundo.
Ana Lu Villa Nova

Categorias:
Gravidez