Atendimento (11) 9.4369-1112 contato@institutomae.com
Blog

Blog

Instituto Mãe: Vamos falar do Assoalho Pélvico?

27 de novembro de 2017 |
Instituto Mãe

Instituto Mãe: Vamos falar do Assoalho Pélvico? por Patricia da @ElleFisioterapiapelvica

Instituto Mãe: Já ouviu falar de assoalho pélvico? Saiba a importância destes músculos na gestação, parto e no pós-parto.

O assoalho pélvico ou períneo é um conjunto de músculos que fecham a pelve. São responsáveis por segurar a urina e as fezes e sustentar alguns órgãos como o útero e a bexiga. Em nós mulheres têm papel importante também na função sexual e no momento do parto normal.

Durante a gestação, o corpo da mulher muda a cada semana e o aumento da produção de hormônios mais o crescimento do útero, principalmente da metade da gestação para frente, faz com que estes músculos fiquem “sobrecarregados”.

Em algumas mulheres está “sobrecarga” nos músculos do assoalho pélvico é responsável pela perda de urina em pequenas quantidades durante algumas atividades como tossir, espirrar ou até mesmo durante uma caminhada. Exercícios simples quando bem orientados por um fisioterapeuta especializado são capazes de resolver este problema.

Já para o final da gestação, esta musculatura independente do parto que a mulher escolher ter, vai se tornando mais “elástica” para permitir a passagem do bebê. Essa mudança é fisiológica, e caso a mulher opte por ter um parto vaginal, é importante que se trabalhe a consciência desta musculatura, assim é possível ter um músculo mais preparado para o parto e evitar em alguns casos a episiotomia (pequeno corte que se faz nesta musculatura durante o parto).

No pós-parto é a hora de recuperar esta musculatura que passou por tantas mudanças durante a gestação. É a hora de torná-la mais “ativa” novamente. Algumas mulheres podem apresentar perda de urina neste período também. Nestes casos é importante recorrer a um profissional especializado para que ele possa avaliar cada caso e orientar exercícios específicos.

A gestação, parto e pós-parto são fases de grandes transformações na vida de uma mulher, ter ao lado uma equipe de saúde que possa estar atenta a todas estas mudanças faz muita diferença.

Para as tentantes vale a pena já avaliar e iniciar um treino de consciência desta musculatura. Preparar seu corpo para receber seu maior presente!

Até o próximo mês!

Abraços,
Patricia

 

 

 

 

Categorias:
Coisas de mãe