Atendimento (11) 9.4369-1112 contato@institutomae.com
Blog

Blog

Já ouvir falar em Lua de Leite?

02 de junho de 2017 |
Instituto Mãe

por Mariele Mackrodt, da MaMa Baby Planning

 

Já ouviu falar em Lua de Leite?

 

A lua de leite é o período logo após o nascimento em que mãe e bebê irão se conhecer, se adaptar à nova vida e fortalecer seus vínculos. É uma fase importante onde os dois precisarão de tempo de qualidade para descobrirem juntos os prazeres e os desafios da maternidade.

Nesse período, o ideal é que a mãe se afaste das tarefas do dia-a-dia e tente descansar sempre que possível. Assim estará mais disposta para cuidar do seu bebê. Também é importante estar em um ambiente tranquilo e fazer o máximo de contato pele a pele com o bebê. Alguns momentos são ideais para isso, como a amamentação por exemplo. A mãe pode ficar somente de sutiã e o bebê de fraldas enquanto mama. Por cima deles pode-se colocar uma manta para proteger de correntes de ar. Dessa forma estarão aquecidos. O corpo da mãe é o único capaz de fazer a regulação térmica do bebê, ou seja, cada mãe é capaz de manter a temperatura ideal para seu bebê. O calor do corpo da mãe, o cheiro e os “barulhos” são reconhecidos pelo bebê e transmitem segurança e conforto.

Na fase de puerpério, período de 40 dias a partir do parto, a mulher sofre grandes alterações hormonais, privação de sono e novas preocupações. Além disso, precisa se descobrir como mãe e aprender a cuidar do seu bebê. Todas essa mudanças desencadeiam alterações de humor e são gatilhos para a depressão pós-parto. Nessa fase, contar uma rede de apoio é fundamental para que ela se sinta apoiada, incentivada a amamentar, e possa esquecer um pouco das tarefas diárias e ter tempo de qualidade para cuidar de si e do bebê.

Mariele Mackrodt

Baby Planner

contato@mamababyplanning.com

www.mamababyplanning.com

facebook.com/mamababyplanning

 

 

 

Categorias:
Coisas de mãe